quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que inspira-ação?

Há alguns dias atrás, imbuída pela leitura de Clarice Lispector, meus pensamentos articulavam o que poderiam vir a ser, bons textos. Tomada por inspiração, senti-me realizada momentaneamente por compor tais títulos e dizeres, que a mim muito faziam sentido. Contentei-me. Diante da diversidade e da produtividade de idéias que me ocorriam, continuei acomodada, convenci-me de que haveria um bom momento posterior para colocá-los em formatos legíveis, por mim e por outros. Descobri então que a inspiração nem sempre inspíra-ação, como eu supunha. Hoje diante da minha vontade de concretizar em escrita minhas reminescências, surpreendi-me com o apagão das palavras. Não consegui pensar em mais nada. Ademais, o que fazer? Importou-me o que essa experiência proporcionou e aqui quis relatar. Não dispensaria o brilhantismo dos que conseguem produções mentais, para ser mais clara no que quero dizer, idéias, sugestões, inovações, músicas, romances, poesias, poemas, discussões teóricas, invenções científicas, problemas de pesquisa, e por ai vai. A capacidade humana para isso é formidável, mas ser humano esperto é aquele que anda a rascunhar, que tem como amigo qualquer papel e caneta ao lado que permita o registro de seu brilhantismo. Isso sim permite ação, atitude concreta. Começo a questionar se não seriam os amigos da caneta e do papel, os providos de inspiração, ao menos com mais frequencia.
Cheguei a conclusão de que, geniais, foram os que aprenderam essa lição.

2 comentários:

  1. Acredito que inspiração vem derivada da paixão com a qual fazemos tudo todos os dias. Paixão pelos amigos, pelo trabalho, pelos amores, família, enfim por tudo. Estar apaixonado pela vida que levas, pela vida que tens, eis ai para mim a verdadeira fonte de inspiração! Não pare de escrever, seus textos estão cada vez melhores. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Não vou parar de escrever não! rsrs
    É porque enfrentar muitas jornadas de trabalho às vezes deixa a gente meio sem tempo... rs
    Concordo com você inspiração é estar apaixonado pela vida! Obrigada pelo comentário, mesmo que raro é sempre ver movimentações por aqui! rs

    ResponderExcluir