terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Num lugar sem espaço ou num espaço sem lugar

Desde os tempos remotos, a busca por espaço e por lugar é motivo de conquista, vitória e comemoração. Quem é entendido de História muito melhor do que eu pode dar explicações. Também os geógrafos conceituam espaço e lugar, configurando-se uma área de domínio desses estudiosos. O fato é que, mesmo usando-os como sinônimos não nos damos conta das sutis diferenças. Espaço designa um lugar determinado, porém lugar não é definido como um espaço, necessariamente (ao menos não pelo dicionário que consultei). Isso tudo é para introduzir, na verdade, a minha percepção particular da busca humana por encontrar espaço, lugar, lugar, espaço, e assim sem fim. Muitas pessoas já devem ter empregado as seguintes frases nas mais diversas ocasiões: "Minha namorada/pais/afins não me dão espaço", "Me sinto sem lugar", "Não tem espaço para mim nesta equipe/grupo", "Quero estar alcançar um lugar na empresa", "Aquela lá está tomando meu espaço" e inúmeras variações.  Parece interminável. Se me dedicar a compor frases cotidianamente utilizadas, atrevo-me a dizer que passarei horas nesta brincadeira. Às vezes tenho a impressão de que muitas pessoas perdem o tempo, a estribeira e o juízo, atrapalhados por não se localizar, e vivem tentando delimitar os territórios de suas vidas. Justo, não é nada fácil. Impressiona a conduta de iluminados seres humanos, que com maestria, conquistam lugar, voz e vez no mundo, e assim tomam grande espaço na política, na educação, na música, na ciência.  Exemplos raros. Eu, por assim descrever, na condição de discípulo aprendiz, desbravo territórios desconhecidos, entro por caminhos estreitos, bato em portas falsas, deparo-me com povos nativos, com civilizações estranhas, busco a calmaria navegando no oceano. Retorno para casa, e rezo  para ter energia no despertar da manhã seguinte para decifrar um pouco mais nitidamente qual o lugar que quero e preciso encontrar, qual é espaço que necessito para viver,  qual será minha posição perante os acontecimentos, como irei conduzir minhas escolhas, quais os limites vou impor diante de tudo aquilo que me abraça e que quero abraçar. Minha segurança é que bússolas e mapas podem nortear as descobertas, mesmo que sejam aquelas inesperadas por mim. E se assim for, um tanto melhor.

Um comentário:

  1. Nem preciso lhe dizer o quanto gosto dos seus textos... Gosto das conversas... da sua companhia e etc. Este é o meu 'lugar' em relação a você! O encontro da subjetividade, do 'espaço' q lhe disponho!
    Na filosofia dizemos DASEIN: Ser - aí, termo existencialista q indica a exposição ao mundo, aos outros e a exposição de si próprio. Como a autenticação daquilo q sou na medida em q me mostro. É o ser-sendo, no espaço e fora dele. Nesta tensão q vigora no 'dentro' d querer e não querer espaço. De estar em um lugar e em lugar algum. Como q dizendo: "_ Dê-me espaço, mas não demasiado... só o suficiente para q não nos confundamos!"

    Beijo!!!

    ResponderExcluir