sexta-feira, 8 de maio de 2015

A pequena menina confusa e o sonho de padaria


Bem acostumada a comer pão com manteiga e leite quente no café, Lara durante anos viveu aceitando o suficiente e o básico.
Um dia se deparou com um grande sonho recheado na padaria e salivou. Seguiu para fila do pão. Pediu os quatro pães de sal costumeiramente e partiu para casa, ainda delirando com aquele recheio que transbordava amarelinho.
Ela já tinha 12 anos e suas experiências de vida eram bem comuns. As meninas com quem brincava também sonhavam em ser professora. Iam para escola com suas mães e voltavam juntas cantarolando, era uma sensação de pura liberdade. As mães ainda na lida na fábrica recomendavam juízo e oravam a cada minuto daquela última hora de trabalho. Às vezes Lara dizia envergonhada - eu quero ser professora, mas eu também queria cantar. As amigas caiam na risada. Ela sabia que era maluquice pensar aquilo, ainda mais para Lara que nunca teve coragem de comprar o sonho na padaria. Mas gostar, ela gostava de imaginar. Cantar para uma multidão, vestir umas roupas coloridas e receber os aplausos após o show.
Lara cresceu, com 18 anos estava na faculdade cursando Letras, adorava gramática e tinha paixão por literatura. Ainda era confusa e insegura.
Em um dia que estava agoniada resolveu voltar àquela padaria. O sonho não comido a assombrava. Decidiu que ousaria mais em sua vida, afinal não era mais criança. Parece uma grande besteira, porém Lara chegou a padaria até acanhada e diante do seu maior desafio, parou e refletiu por instantes. Logo viu que estava devaneando demais para concluir uma tarefa tão simples. Não sabia se apreciava ou se devorava. Era sem jeito comer aquele sonho. Alías, aquele sonho talvez não fosse tão difícil de comer, porque nem era assim tão bom. Então, a menina confusa se frustrou. Achou que teria um êxtase com aquela bola encaramelada de açúcar. De certa forma, o exagero proporcionado pela expectativa ensinou algumas coisas para mocinha já crescida.
De fato, sair da rotina e alcançar àquilo que te perturba como um obstáculo de vida dá uma sensação danada de boa. Se privar de fazer algo novo, por mais bobo que seja, por falta de costume é bem chato e deixa a vida entediante. Contudo, a lição do sonho de padaria para vida de Lara é essa: mesmo aquilo que consideramos não estar ao nosso alcance pode ser experimentado um dia e pode não agradar. Descobriremos durante a vida milhares de outras coisas a nos desafiar. Se Lara não tivesse se sentido tão ameaçada pelo sonho quem sabe ele não a proporcionaria uma sensação de prazer.
Lara hoje vive de música, canta nos barzinhos de Tirandentes e também faz o doutorado em Literatura na UFSJ.
Boa noite e um final de semana com muitos sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário